Enfermeiros da Alegria

Posted by Enfermeiros da Alegria | quarta-feira, 16 de março de 2011 | Category: |

“ Estudos comprovam que a risada libera endorfina, substância analgésica que também alivia a tensão, desacelera o ritmo do coração e traz a sensação de bem estar. Além disso, o bom humor contamina e desarma a crítica, abre as mentes, facilita o aprendizado e a comunicação.”

 Por isso, o  projeto Enfermeiros da Alegria busca tornar o ambiente hospitalar mais alegre, provocando o riso através do palhaço. Levamos a alegria e os ensinamentos de Jesus. Queremos assim criar um relacionamento que facilite a recuperação e o bem estar físico, psíquico e espiritual de todos os envolvidos no processo, ou seja,  fazê-los esquecer a tristeza e ansiedade provocada pela doença, elevando a auto-estima e a confiança por meio da alegria e do riso. Este é um projeto de apoio hospitalar.

" Hospital geralmente é um ambiente “frio”, quando entramos nesse ambiente e conseguimos tirar risadas dos pacientes que ali estão com dor é realmente muito gratificante. Levamos para dentro do hospital alegria, brincadeiras, a palavra de Deus e com isso um  pouco de amor e emoção.

Nossas visitas não têm qualquer custo para o hospital ou para os pacientes e suas famílias. O trabalho dos Enfermeiros da Alegria  é voluntário,  tem o apoio da Comunidade Carisma, que  nos ajuda muito com  orações e todo material utilizado.

Para fazer parte dos Enfermeiros da Alegria basta colocar sua vida à disposição do trabalho e  se identificar com a proposta.

As visitas são realizadas aos domingos, das 12h30  às 15h, sempre em grupos  divididos em duplas ou trios, que atuam em diversas áreas do hospital.

Durante a visita, encontramos adultos e crianças geralmente debilitados física e psicologicamente. O grupo exercita a abordagem e dão foco  ao  paciente e não à doença.

 Temos alcançado bons resultados relatados pelos pacientes, e também pelos  próprios voluntários que integram a equipe:

Hoje, vejo que fazer parte dos enfermeiros da alegria  não é só brincar e dar gargalhadas, é também exercitar o amor que toma conta da gente, nos tornando mais humanos e nos ajudando a enxergar o outro com alma e coração!

Sei que não estamos somente nos vestindo de palhaços. Estamos contribuindo para aliviar a dor do paciente e também “salvar vidas”, mostrar que há sempre esperança e que há vida em Cristo Jesus. Nessas visitas há uma troca muito grande, e não sei ao certo,  quem são os maiores beneficiados. Á cada visita, a cada sorriso que ganhamos, a cada reação de alegria eu me sinto uma pessoa melhor!”   Leandra- palhaça Leleka

 
AGRADECIMENTOS:

 
Quero agradecer primeiramente a Deus por este projeto, também agradecer aos amados Sidney e Luciene que com muito amor, carinho e alegria estão a frente deste trabalho, agradecer  o apoio da Comunidade Carisma e do nosso amado pastor Wanderlei. Agradecemos as igrejas que tem nos apoiado, a Santa casa de Misericórdia de Guaratinguetá e Aparecida por confiarem este projeto tão importante a nós e por fim agradecemos aos nossos queridos voluntários, obrigado por todo apoio,  ânimo e dedicação que nos amparam e ajudam na formação de um trabalho consistente.


No dia 12/10/2007, os Enfermeiros da Alegria participou de um evento na Santa Casa de Guaratinguetá, contando com o apoio do grupo de estudante do Colégio Fonte. Foi oferecido as crianças um momento de lazer, teatro e brincadeiras.

















Abra  um grande sorriso! Fale conosco:


Depoimento de uma voluntária:

Estou aqui para relatar o quanto participar dos enfermeiros da alegria tem movido meu coração e desapertado a fazer  o “ide” que Jesus Cristo fala em Mateus 28, o quanto é importante pensar no próximo e também que fomos criados para gerar filhos espirituais.

Faz pouco tempo que faço parte do grupo, mas já vivi momentos marcantes. Recordo-me do dia em que chegamos a um quarto onde se encontrava um senhor de mais ou menos 50 anos  com problemas respiratórios sérios, estava recebendo tratamento e o que mais me chamou atenção foi que ele estava muito mal, que não conseguia falar e estava sem acompanhante. Entramos, falamos com ele e perguntamos se poderíamos orar por ele, mas a falta de ar era tanta que ele só moveu a cabeça lentamente dizendo que sim . Mas o Deus a quem eu sirvo é maravilhoso, quando começamos a orar aquele homem começo a respirar com mais facilidade, E, ao final do trabalho passamos pelo seu quarto e ele já estava diferente, ainda usando equipamentos para ajudar a respirar, mas seu semblante estava melhor e a respiração menos ofegante. Era meu primeiro dia nos enfermeiros da alegria, eu orei chorando, não consegui segurar  as lágrimas, mas creio que Deus operou naquela vida .

A palavra diz que  se pedirmos alguma coisa em nome de Jesus ele nos ouve, e sei que quando coloco o meu jaleco e passo a minha maquiagem me torno a palhaça Val e Deus vai a minha frente e me usa como Ele deseja para me aproximar das pessoas que necessitam do Seu amor e cuidado. Sou ali a palhaça Val, sendo instrumento do Senhor para levar Jesus.

Valéria Rocha – palhaça Val

Currently have 6 comentários:

  1. Comentários do antigo site:

    Pr. Eliandro. Brasil, em quinta-feira, 15 de maio de 2008 as 12:10 hrs.
    PARABÉNS pelo belíssimo trabalho, parabéns a Leandra pela iniciativa e palas palavras que realmente emocionam!
    Que Deus possa fortalecer toda a equipe dos "Enfermeiros da Alegria" e que você possam ser o Oasis de Deus para aqueles que estão enfrentano o deserto da dor e da enfermidade. Que vocês sejam instrumentos de Deus para levar alegria àqueles que só conhecem o que é choro e sofrimento. Levem na graça a GRAÇA e o amor de Deus aos que não o conhecem. Deus há de prosperar ainda mais o trabalho de vocês, acrescentando mais voluntários para este trabalho que há de impactar a cidade e região!

    E continuem fazendo
    "Bem bonito pro NAZARITO!!!"

    Um palhaço nasce num instante
    Onde o coração transbordante
    de autruísmo e amor revigorante
    leva um sorriso que contagia
    Nasce assim os enfermeiros da Alegria
    Da Graça de Deus e a restauração
    Nasce o palhaço puro de coração.
    Sigam cantando e fazendo "arte"
    Sigam encantando em toda a parte
    Sejam, da alegria, os empresários
    Sejam sempre os enfermeiros missionários

    Abraços!!!

    Pr. Eliandro
    Nazarito





    Mary Resende. Brasil, em quinta-feira, 15 de maio de 2008 as 07:44 hrs.
    Parabéns "seus palhaços" abençoados!rsrs
    O trabalho de vocês é maravilhoso, com certeza alcança o ser humano por completo, levando a cura para o corpo, alma e espírito, glória à Deus!
    Mary Rezende - Diretora do Colégio Fonte

    Natália Duarte Reis Rangel. Brasil, em quarta-feira, 14 de maio de 2008 as 17:57 hrs.
    Oiiiiii genteee, eu achei muito legal essa matéria! muito bommmmm! continuem assim!!

    BJUSSSSS

    Jean Charles. Brasil, em quarta-feira, 14 de maio de 2008 as 16:49 hrs.
    Querida Leandra!
    Parabéns pela matéria, pois é possível perceber que suas palavras sairam de seu coração. O ato de amor ao próximo é sempre abençoado por Deus. Com certeza vocês ja têm um lugarzinho reservado ao lado do PAI.
    Abraços...fiquem em PAZ.

    Gislaine. Brasil, em quarta-feira, 14 de maio de 2008 as 15:45 hrs.
    Amados,parabéns pelo lindo trabalho!
    Que o Senhor continue capacitando cada membro desta equipe para que muitos corações sejam alcançados através da maneira divertida que vocês pregam a Palavra de Deus.
    Com carinho,
    Gislaine(Colégio Fonte)

    Paula. Brasil, em quarta-feira, 14 de maio de 2008 as 15:24 hrs.
    Muito lindo... Emociona!

    Celio Junior. Brasil, em quarta-feira, 14 de maio de 2008 as 14:28 hrs.
    Esse Ministério é uma benção!

  2. Comentários do antigo site:

    Eula Vargas Santos. Brasil, em sexta-feira, 22 de agosto de 2008 as 18:28 hrs.
    Olha pessoal quando fiquei sabendo deste programa logo me enterecei saber mais doassunto ,e gostei muito ,legal levar alegria pras pessoas que estão passando por um momento ruim na vida.
    Que Deus cotinue dando a graça dele pra voçes fazeren este jesto tão lindo.

    Veruska Sampaio Bernardes. Brasil, em terça-feira, 5 de agosto de 2008 as 23:47 hrs.
    Maravilhoso o trabalho q vcs estao realizando.....Q Deus continue abençoando a vida de cada um de vcs....
    Saiba q eu ja os amo muito......pois somos uma familia....A GRANDE FAMILIA DE DEUS......

    Ediomara. Brasil, em sábado, 2 de agosto de 2008 as 00:29 hrs.
    É dificil descrever a emoção que se sente ao ver a preciosidade deste trabalho que Deus tem confiado a vocês.
    Parabéns!!!!! Que Deus continue abençoando, prosperando, fortalecendo a cada um de vcs.
    Um gde abraço de uma nova admiradora.
    Ediomara

    Amanda Caroline Borges Barbosa. Brasil, em quarta-feira, 16 de julho de 2008 as 09:15 hrs.
    Olá! também faço parte de um grupo de enfermeiros da alegria, da Faculdade de Educação São Francisco em Pedreiras-Maranhão. Sei o quanto é importante esse trabalho para os nossos pacientes, pessoas que precisam de apoio, carinho, atenção... Parabenizo o grupo de vcs pelo excelente trabalho. Que Deus possa guiar seus passos sempre nessa luta de levar alegria e esperança, no intuito de melhorar a vida de milhares de pessoas. Sucesso!! Um grande abraço!

    Suelen. Brasil, em quinta-feira, 22 de maio de 2008 as 21:08 hrs.
    É muito lindo o trabalho que todos vocês tem realizado!
    espero que Deus continue abençoando e usando suas vidas para tranformar muitos corações!

    Renato. Brasil, em terça-feira, 20 de maio de 2008 as 22:17 hrs.
    Leandra,
    Deus te abençoe por este trabalho muito louvavel, pois passar amor e atenção as pessoas que por algum motivo estão debilitadas e passando por um momento ruim, é um dom maravilhoso de Deus! Amar ao próximo como a ti mesmo. Continue assim, fazendo o bem sem olhar a quem. Um beijão do seu maridão.

    Rita de Cássia - Aparecida SP. Brasil, em terça-feira, 20 de maio de 2008 as 11:10 hrs.
    Parabéns Leandra, e toda equipe do "Enfermeiros da Alegria" pelo lindo trabalho realizado.
    Com certeza, ao abençoar e trazer esperança a tantas vidas, esta equipe têm recebido em dobro dAquele que é Fiel.
    Maravilhoso! Que o Senhor Jesus continue os fortalecendo abençoando!

    Giovana da Mota Daniel. Brasil, em segunda-feira, 19 de maio de 2008 as 13:46 hrs.
    Fico muito feliz e agradeço a Deus pela vida de cada participante deste projeto e principalmente pela vida da voluntária Valéria,fico feliz de ver minha amiga que amo tanto envolvida neste projeto que tem como objetivo honrar o nome do Senhor Jesus Cristo,que o nosso Deus continue capacitando cada vez mais suas vidas,um forte abraço a todos.

    Alessandra Pimenta. Brasil, em quinta-feira, 15 de maio de 2008 as 22:24 hrs.
    Que trabalho maravilhoso q vcs fazem. Que Deus continue os abençando ricamente e que esse trabalho possa dar muitos frutos...

    Palhaça Luciene. Brazil, em quinta-feira, 15 de maio de 2008 as 20:37 hrs.
    Amados, gostaria de dizer que fazer parte do corpo de Cristo e inexplicavelmente maravilhoso, e é por isso que Ele faz diferença em nós. Toda honra e toda Glória sejam dada ao nosso Deus e Pai.
    Leandra, fico feliz por ter te conhecido, e mais ainda de trabalharmos juntos neste maravilhovo projeto. Te amo muito. Parabéns pelo trabalho desenvolvido neste site, pois é assim num corpo, o que falta em um tem no outro.

  3. Comentários do antigo site:

    walquiria m.iazaki. Brasil, em domingo, 2 de agosto de 2009 as 23:16 hrs.
    A PAZ DO SENHOR PRA TODOS!
    QUE LINDO ESSE DEPOIMENTO DA VAL,EU TMB SOU EVANGÉLICA,QUANDO O MEU AVÔ FICOU INTERNADO NO P.S.DE PIRITUBA,EU FIQUEI COMO ACOMPANHANTE DELE,CONHECI UMA MOÇA,NO QUARTO AO LADO QUE É MISSIONÁRIA,O PAI DELA ESTAVA INTERNADO LÁ,TMB.
    E TODOS OS DIAS A GENTE ORAVA,NÃO SÓ PELO MEU AVÔ E PELO PAI DELA,COMO NÓS IAMOS NOS OUTROS QUARTOS DE OUTROS PACIENTES PARA FAZER ORAÇÕES.
    É MUITO BOM SERVIR A ESSE DEUS LINDO E MARAVILHOSO!
    AH,JÁ IA ME ESQUECENDO:ANO QUE VEM TERMINO O ENSINO MÉDIO E VOU FAZER ENFERMAGEM,QUERIA SER UM MEMBRO DOS "DOUTORES DA ALEGRIA".
    AMO VCS! BJS....

    palhaço bolacha. Brasil, em sexta-feira, 31 de julho de 2009 as 21:12 hrs.
    Stephanie, legal gostamos de ler o seu recado e estamos esperando o dia que vc junto com seu grupo querem iniciar o estagio. meu email é sidneytotaro@yahoo.com.br e qual é o teu? Deus abençoe a tds.

    stephanie. Brasil, em quinta-feira, 30 de julho de 2009 as 18:37 hrs.
    Oi e parab´nes pelo trabalhod vcs q são lindos. sou estagiaria d enfermagem e no fim do curso nos iremos (um grupo d 10 alunos) fazer um seminário sobre o trablho d vcs se vcs puderem se comunicar conosco e nos dar uma ajuda nos agradecemos pois estamos aqui pra ajudar aquem necessita. obrigada pela sua atenção.

    alessandra justino neto. Brasil, em segunda-feira, 15 de junho de 2009 as 11:33 hrs.
    NOSSA LEANDRA COISA LINDA QUE VCS FAZEM,COM CERTEZA DEUS VAI RETRIBUIR VCS EM DIVERSAS FORMAS E SEMPRE COM MUITO AMOR ,CONTINUEM ASSIM ADIMIRO VCS,AMO VCS EM CRISTO!!!!

    Sidney dos enfermeiros alegria. Brasil, em sábado, 6 de junho de 2009 as 19:07 hrs.
    Ao sr. Ricardo Britto!! Queira entrar em contato comigo, caso esteja interessado, vai aí o meu email sidneytotaro@yahoo.com.br um abraço e fique com Deus.

    Ricardo Britto. Brasil, em terça-feira, 7 de abril de 2009 as 12:15 hrs.
    Estive conversando com um abençoado voluntário e ele me falou desse trabalho maravilhoso. Por isso eu entrei no site para saber como fazer parte desse trabalho voluntário. Eu creio que foi Deus quem enviou esse voluntário para chamar a minha atenção. Que Deus os abençoe e que venha a capacitar mais e mais nesse trabalho.

    ulisses. Brasil, em terça-feira, 3 de março de 2009 as 21:38 hrs.
    parabens pelo belissimo trabalho que o nosso senhor venha dia apos dia abençoar suas vidas...

    lelia moura. Brasil, em sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 as 15:23 hrs.
    parabéns trabalho maravilhoso Deus continue abençoando vocês.

    Marco . Brasil, em terça-feira, 20 de janeiro de 2009 as 02:50 hrs.
    Sidnei, esposa e demais volutários
    Parabéns por este trabalho tão bonito e importante; que o Senhor possa retribuir vossos esforços!

    anidria. Brasil, em quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 as 19:19 hrs.
    meus parabens fico muitoo BOM prabens mais tanbem quem crio rsrs minha maninha Leandra Duarte Rangel rsrs
    parabens.....

    Larissa e Jucimara. Brasil, em sábado, 4 de outubro de 2008 as 19:48 hrs.
    Estovemos por aqui e adoramos o trabalho de vcs. Larissa e Jucimara...

    sergio ricardo. Brasil, em terça-feira, 9 de setembro de 2008 as 13:15 hrs.
    PARABENS PELOS SEUS TRABALHOS,ISSO É DE DEUS ,QUE ELE ABENÇOE VCS CADA VEZ MAIS,NAO PAREM COM ESSE TRABALHO,DEUS ESTA NESSE NEGOCIO

  4. Comentários do antigo site:

    taline. Brasil, em quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 as 09:52 hrs.
    adoro este trabalho e posso imaginar a alegria e a bencao que vcs levam ate estas pessoas!!Que Deus continue os abencoando!!!!

    Riceli Soares da Silva. Brasil, em sexta-feira, 9 de abril de 2010 as 14:19 hrs.
    A PAz de Jesus.... fiquei muito contente em saber que existe este grupo aqui em Guaratinguetá, gostaria de parabeniza-los e solicitar informações a respeito de como poderia me integrar a esse grupo???? sou formada em Psicologia a 6 anos e gostaria muito de trabalhar voluntariamente. E acima de tudo fazer a obra do nosso Senhor Jesus Cristo....

    Palhaço bolacha. Brasil, em sábado, 2 de janeiro de 2010 as 21:53 hrs.
    Quero neste momento agradecer ao nosso Deus maravilhoso que nos concedeu esta obra e cada um dos enfermeiros da alegria que tem nos acompanhado nesta missão, a vcs um feliz ano e que Deus derrame sobre vcs uma chuva de bençaos, e vc que esta lendo esta msg e quer ser um pescador de almas, obedecendo a Palavra do Senhor que diz: ¨ ...ide, e ensinai, todas as naçoes, batizando em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo de Deus.....¨ (Mt 28.19) entao vamos fazer a obra para Deus!.

    julinhocar. Brasil, em quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 as 23:11 hrs.
    Parabens por esse trabalho, muito bom, fazer uma criança sorrir melhor ainda, Deus la no ceu e quem ira recompensar vcs, Deus abençoe muito essa equipe, parabens mais uma vez.2010 de Paz e Saude vcs merecem

    CAT. Brasil, em segunda-feira, 21 de setembro de 2009 as 10:53 hrs.
    Deus abençoa muito, as pessoas que se dispõem em levar sua palavra, pois ele mesmo enviou seu filho para pregar e ensinar, o próprio filho deixou os apóstolos para que continuassem as suas obras de evangelização e se nos parássemos para pensar somos como os apóstolos, temos que ir a onde Jesus iria porque às vezes o que falta é somente uma palavra para que a obra se realize, a palavra de DEUS é cura para todo o corpo seja qual for à enfermidade e Deus é alegria, amor e vida, pois ele mesmo disse:
    Eu sou o pão da vida sou o alimento do espírito e do corpo.
    Continuem com este trabalho evangelizando e pregando, pois a obra já esta pronta só falta à palavra e é este o trabalho de vocês, um abraço que DEUS continue a iluminá-los e protegendo de todos os males que possa surgi.

    JULIANE. Brasil, em quinta-feira, 10 de setembro de 2009 as 12:56 hrs.
    Parabéns, por todos os momentos de prazer vocês proporcinam, aos pacientes e toda a sociedade, que todos voceis sejam abençoados por Deus.

    Ediomara. Brasil, em sábado, 5 de setembro de 2009 as 00:17 hrs.
    É um imenso prazer falar destes amigos especiais. Eles são um exemplo de fé, perseverança, servos de Deus, verdadeiros obreiros do Senhor. Peço a Deus que continue renovando a força dessa equipe a cada momento, protegendo, cuidando de cada um. Um gde abraço de uma amiga que admira mto esse trabalho lindo, abençoado de voces.

    palhaça Lulu. Brasil, em sábado, 15 de agosto de 2009 as 13:57 hrs.
    Ola Walquiria, gostamos muito do recado que vc deixou para nós. Que bom que vc tem este coração sedento para obra do Senhor. Não é preciso ser enfermeira para entrar no grupo. Demos este nome de ¨Enfermeiros da Alegria¨ porque precisava dar um nome para apresentar o nosso projeto. Somos enfermeiros da alma, do coração, da mente, onde a alegria puder entrar aí estará Jesus pois um dos frutos do Espírito, é a alegria. Gostamos muito de saber que vc tem vontade de participar. Se tiver vontade e um coração disposto a doar amor, alegria para aqueles que estão sofrendo, estamos esperando por vc com os braços abertos. Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo nosso email sidneytotato@yahoo.com.br Abraço Luciene

  5. Comentários do antigo site:

    Marcela Cristina de Souza. Brasil, em quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 as 12:57 hrs.
    Parabéns a todos vocês por essa ação maravilhosa! Levar esperança e alegria para as pessoas é uma missão divina e recompensadora que todos deviam buscar!

    kathia (Sao Sebastião). Brasil, em quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 as 23:36 hrs.
    AOS AMIGOS DO ENFERMEIROS DA ALEGRIA. QUANTAS VIDAS VOCÊS AJUDARAM A SALVAR, SEM SABEREM COMO E QUANDO? VOCÊS AJUDARAM A CURAR O CORPO FISICO E A ALMA. O QUE CADA UM FEZ E FAZ É OBRA DE DEUS. E POR ISSO, POSSO COMENTAR QUE O NATAL PARA VOCÊS NÃO É APENAS UM ÚNICO DIA NO ANO E SIM TODOS OS DIAS. E HÁ CADA HORA EM QUE VOCÊS RESGATAM UMA OVELHA DAS TREVAS, PODEM ACREDITAR: HÁ UMA GRANDE FESTA NO CÉU. QUE DEUS DERRAME SOBRE CADA UM DE VOCÊS UMA CHUVA DE BENÇÃOS. "GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS, E POR ISSO ESTAMOS ALEGRES" SL. 126:3 BOM NATAL E DESEJO A TODOS UM ANO CHEIO DE BENÇÃOS E QUE VOCÊS CONTINUEM FAZENDO MUITOS RESGATES EM 2011.

  6. Gostaria de saber como faço pra participar desse grupo??


Leave a Reply

© 2010 Enfermeiros da Alegria |Blogger Author BloggerTheme
powered by Blogger | WordPress by camelgraph | Converted by BloggerTheme.